VEIGA DE ALMEIDA CABO FRIO - TROTE SOLIDÁRIO AUXILIA CAPTAÇÃO DO HEMOLAGOS





Doação de sangue estimula solidariedade entre os alunos

Servir ao próximo. Este é um dos objetivos do Trote Solidário que está acontecendo, desde o início do semestre, na Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio. A proposta do trote é promover a integração dos estudantes com a realidade local, por meio de ações de solidariedade, como a doação de sangue e de livros, gibis e materiais escolares para crianças. Na manhã desta sexta-feira, 6, um grupo de alunas do primeiro período de Enfermagem esteve no Hemolagos.

A técnica em segurança do trabalho Juliana dos Santos Alves já é doadora de sangue há cinco anos. Conta que começou a doar incentivada por uma campanha do curso que fez anteriormente não parou mais. Depois que um familiar precisou de sangue, compreendeu melhor a importância da doação espontânea e faz de duas a três por ano. Agora, que parte para a realização do sonho de se tornar enfermeira, deparou-se com o Trote Solidário. “Fiquei encantada com a campanha da universidade. As pessoas desconhecem o real valor da doação de sangue e eu me sinto muito bem por saber que estou ajudando alguém de forma concreta”, compartilha.

"Seguindo os passos de Juliana, as colegas Quézia Louise da Costa de Oliveira e Thaís da Silva Oliveira fizeram a primeira doação da vida estimuladas pela campanha do Trote Solidário. Quézia diz que queria doar sangue desde pequena, pois sempre acompanhou a mãe, que é enfermeira patologista, e ficava encantada com o cenário. Como tem apenas 17 anos, precisou da autorização dos pais para fazer seu gesto de solidariedade. “Meu sangue é comum, mas fico muito feliz em saber que mesmo assim a minha doação é importante para ajudar outras pessoas”, ressalta. Thaís gostou da experiência e pretende ser doadora regular. “Pensava que doar sangue era um bicho de sete cabeças, tinha medo e achava tudo muito complicado, mas agora vi que é só uma agulhadinha e a sensação é muito boa. 

Vou voltar!”, garante, com um farto sorriso nos lábios.

O Hemolagos, que atende os municípios da Região dos Lagos, além de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, ressalta que a participação dos calouros da Universidade Veiga de Almeida é muito importante. A unidade disponibiliza cerca de 250 bolsas por mês aos hospitais da região, mas a demanda é sempre superior, especialmente nos períodos onde o fluxo de visitantes é maior. A unidade tem capacidade de atender cerca de 30 doadores por dia com conforto e segurança e as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. O agendamento pode ser feito pelo telefone (22) 2644-5076.

Educação
Os calouros também podem participar do Trote Solidário com a doação de materiais escolares, gibis e livros infantis. O diretor geral do campus, professor José Daniel Barcelos, lembra que questões como voluntariado e responsabilidade social estão intimamente relacionadas e o mercado busca profissionais com estas competências para atender às novas demandas. 

"O período de formação profissional é oportuno para que os estudantes construam um currículo diferenciado, com o maior número possível de experiências, especialmente em atividades que acrescentem valor à sua qualificação", destaca.

***

Att, 

Andréa Luiza Collet.
Diretoria Executiva de Marketing, Matrículas & Comunicação.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS