COM A PALAVRA O PREFEITO ALAIR CORRÊA: 'CABO FRIO PERDEU UMA DAS SUAS MAIS ILUSTRES FILHAS. E EU PERDI UMA DAS MINHAS MAIS QUERIDAS AMIGAS'.



Texto: Prefeito Alair Corrêa.

Faleceu, ontem segunda feira, a professora Arlete Rosa Castanho. Um vazio imenso encontramos hoje na educação da nossa cidade. Tia ou professora Arlete deixa saudades para os seus milhares de sobrinhos e filhos, estes capitaneados pelo seu único filho biológico Sérgio, que teve em sua formatura como engenheiro, uma mãe orgulhosa e que na ocasião, vivia o seu mais exuberante e triunfal momento.

Mas ela queria mais : desejava para todas as crianças da cidade o mesmo triunfo do filho agora engenheiro, então não parou mais de trabalhar, ensinando e administrando. Com sua garra, determinação foi ultrapassando obstáculos, vencendo e se transformando numa das mais destacadas empresárias do ramo educacional. Uma vitoriosa, baluarte corajosa mulher!

Com sua empresa rompeu todos os ciclos econômicos do país, teve dificuldades, viu grandes estabelecimentos de ensino fecharem as portas e até universidades, que no passado ninguém poderia imaginar falidas, mas a sua empresa, o famoso COLÉGIO SANTA RITA se mantinha firme no dever de formar mais e mais filhos da nossa região.

Lembro-me ainda, de outro momento de conquista para Arlete: a formatura da sua neta como médica, era tanta alegria nela que comecei a entender sua obstinação por alfabetizar crianças que nem conhecia, ela queria para todos o que havia conseguido para o seu filho e sua neta . Vê-los formados também. 

Perdemos a Arlete. Ontem, assumi pela primeira vez em dois anos de prefeito, o compromisso de sepulta-lá, já que o nosso cemitério já não tem mais lugar para novos sepultamentos, mas precisava de minha intervenção e, tristemente, tratei do caso porque a querida ARLETE precisava de meu último reconhecimento para com ela , uma das mais ilustres filhas da nossa amada terra Cabofriense. 

Como prefeito em 1986, no meu primeiro mandato a homenageei dando o seu nome ARLETE ROSA CASTANHO a primeira e única escola da Costa do Sol para alunos com deficiência auditiva e visual onde também tem o ensino fundamental e médio e ARLETE tinha muito orgulho de ser o Patrono daquela, até hoje única, escola para aquele seguimento de ensino.

Anos depois de estar atuando na educação na Região, vi que Arlete já não era mais só patrimônio Cabofriense , mas uma cidadã do Estado. Nessa época, ela já estava incluída entre os que se destacavam no País com sua forma humilde de preparar cidadãos , por isso, em minha última passagem pela Assembléia Legislativa, tive o privilégio de ser o autor do projeto da concessão da mais importante honraria do nosso Estado A MEDALHA TIRADENTES. (foto da entrega) O projeto foi votado por todos os deputados e o diploma entregue por mim à professora ARLETE.

Meus netos estudaram e estudam no Santa Rita. Devemos a ela, os netos que temos, com a educação e o preparo que os fez melhores, mais preparados e respeitados por todos. 

Fico por aqui , triste, mas tendo a mais absoluta certeza de que essa minha amiga fez história.

Lamento que num momento, em que carecemos de verdadeiros líderes, perdemos um verdadeiro, pois líder não é só o que sabe comandar, mas que comanda com harmonia, distribuindo ordens e afagos, o olhar forte para ser respeitada , cabeça inclinada para poder olhar os mais simples com humildade, assim foi em vida ARLETE ROSA CASTANHO. Ela escreveu com letras de ouro o seu nome na história de nossa cidade e do nosso Estado. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS