COM A PALAVRA O PREFEITO ALAIR CORRÊA: "RESPONDO AO DEPUTADO JÂNIO MENDES TENDO EM BOA FÉ O SEU DESCONHECIMENTO"




Acabei de ler a coluna escrita pelo deputado Jânio Mendes com o título de "1997 - ANO QUE PODERIA TER MUDADO A NOSSA HISTÓRIA". O deputado se refere ao ano que foi aplicada a Lei 9478/97, e aí ele discorre sobre a data que coincidentemente foi o da minha posse à frente da Prefeitura de Cabo Frio, e o faz como se o meu governo tivesse sido beneficiado com essa Lei.

Vou considerar a tentativa do Jânio em me situar como o prefeito dos anos dourados da bilionária receita trimestral do petróleo como um desconhecimento da própria Lei por ele citada, pois conheço o adversário e não acredito que me culpasse de algo que não fiz: jogar dinheiro do povo no ralo da incompetência ou da desonestidade. Somente por isso o desculpo, pelo seu desconhecimento!

Deixe-me então explicar porque ele não pode colocar sobre mim os bilhões do desperdício:

1) A lei realmente é para ser aplicada no ano em que comecei o meu governo 1997, mas sem resultado nas contas de Cabo Frio.

2) Realmente as cidades de Campos, Macaé e Rio das Ostras, como o deputado mencionou, receberam já em 1997 as extraordinárias parcelas trimestrais da Petrobras.

3) Qual o critério em Lei para uma cidade ter direito a participação especial e recebê-la: Ter em seu mar territorial um grande poço de petróleo e essas cidades tinham, mas infelizmente a nossa não tinha um grande poço como as três por mim mencionadas. Cabo Frio tinha uma boa receita mensal, mas porque dispunha de um bom número de pequenos poços e não de um grande como tinha as outras cidades. Até então, a nossa mais importante plataforma (Anchova), no momento da aplicação da Lei em 1997, já não produzia a quantidade de petróleo que representasse a exploração de um grande poço. 

Aliás, no momento da Lei, se tirava dele apenas 15% do que produzia no seu início, e hoje praticamente quase nada.

4) Quando Cabo Frio teve um grande poço e passou a receber a parcela trimestral, passei os meus dois mandatos indo e vindo à Petrobras em busca dessa receita, sem sucesso, até que acendeu uma luz: Quando foi anunciado a descoberta de um campo gigante de petróleo, que de tão grande aumentaria ao ser explorado em muito a produção de petróleo no Brasil. 

Dias depois, foi anunciado ser o mesmo próximo a Cabo Frio e recebeu o nome de Marlin Sul, para nossa alegria estava nos paralelos do nosso mar territorial. 

Pensei: "Agora nossa cidade entrará no seleto grupo da produção especial".

Só que não bastava ser grande, tinha que ter grande prospecção, exploração. Ou seja, só com o tempo desse poço seria explorada grande quantidade de petróleo. O que veio acontecer no final do meu governo, fins de 2004. 

Exatamente no meu último trimestre, em novembro, Cabo Frio recebia sua primeira parcela ainda ao poço Marlin Sul estar começando a ser um grande poço. 

Foram exatamente R$ 9 milhões de reais.

Me lembro do dia que inaugurava o hospital de Tamoios com o prefeito de Rio das Ostras presente, que me perguntava "Alair: recebeu quanto de petróleo ontem?" respondi "nada!".

Ele completou: "recebi minha parcela ontem, foi de R$ 40 milhões", foi quando falei pra ele: "Mas Sabino, hoje é dia 10 e costuma chegar só no dia 21", ele então me informava que se referia a parcela que Rio das Ostras recebia trimestralmente.

Imaginem quão louco fiquei, pois naquele momento eu fazia a transformação de Cabo Frio com apenas R$ 3/4 milhões que recebia por mês e em dezembro de 2004, no último mês governando, recebi 5/6 milhões de reais.

Então tudo que fiz em Cabo Frio como prefeito foi sem petróleo, ou com petróleo recebendo apenas mensalmente. E assim mudamos nosso município, como o asfaltamento da cidade inteira, a urbanização das praias, construção de hospitais, galerias, escolas, as novas entradas, terminal para transatlânticos, ponte, super postes , estádio, Prefeitura nova, teatro, Ginásio poliesportivo, shopping dos biquínis, Boulevard Canal, orla dos quiosques, aeroporto, etc,etc,etc,etc. TUDO TUDO FEITO SEM RECEBER AS FAMOSAS PARCELAS TRIMESTRAIS.

5) Deputado Janio Mendes, toda essa explicação estou lhe dando porque tenho certeza que o senhor, por PURO DESCONHECIMENTO, incluiu o meu governo no recebimento das trimestrais quando jamais recebemos.

6) O deputado agora alertado quanto a inclusão indevida do meu governo nesse seu artigo, deveria como homem correto que é corrigir o quase inaceitável engano, principalmente para alguém que é deputado, e foi candidato a prefeito, mas repito, considerei um erro que pode perfeitamente ser corrigido.

7) Finalmente achei por bem, para que seu artigo não fique de todo errado, dizer que no caso do seu amigo ex-prefeito Marquinho Mendes, seu governo realmente recebeu em todos os seus oito anos as parcelas trimestrais pagas especialmente aos municípios detentores dos grandes campos de petróleo. Para sorte dele e não de Cabo Frio.

O campo de Marlin Sul só foi considerado grande produtor ao encerrar meu governo, e já no mês de fevereiro ele recebeu R$ 25 MILHÕES DE REAIS, e depois em maio, agosto e novembro e assim nos seus oito anos de desgoverno, como os valores das parcelas foram aumentando, chegando até a R$ 40 MILHÕES CADA, teve em suas mãos para desgovernar a cidade além das parcelas mensais (96) que totalizou um total de R$ 1,4 bilhão (isso mesmo: UM BILHÃO E QUATROCENTOS MILHÕES DE REAIS!), teve, só com as parcelas trimestrais (32) + R$ 1 bilhão (veja bem: UM BILHÃO DE REAIS!) resultando ao final do "governo", R$ 2.400.000.000,00 (DOIS BILHÕES E QUATROCENTOS MILHÕES DE REAIS).

E o pior: após ter feito tanta bobagem, me entregou uma cidade falida, que estou lutando para recuperar.

Prefeito: Alair Corrêa.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS