CRAS CENTRAL TEM NOVIDADES NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS




Novas oficinas são implantadas no Centro de Referência de Assistência Social



Após o recesso do Carnaval, todos os CRAS - Centro de Referência de Assistência Social de Cabo Frio retomaram as atividades e atendimento aos usuários. Algumas unidades contarão com novidades no serviço ofertado.



No CRAS Central, por exemplo, começará a acontecer a oficina de esportes. Todas as tardes, os usuários podem participar de brincadeiras lúdicas, atividades recreativas que trabalham a integração e a socialização, e ainda, movimentos corporais e atividades psicomotoras. Além da oficina de esportes, o CRAS continua a desenvolver outras atividades como a Brinquedoteca, para crianças de 3 a 6 anos; as oficinas socioeducativas com música e dança, oficinas de violão e teclado, capoeira, balé clássico, balé fitness e hip hop, e ainda, oficinas de capoeira e música para adultos e idosos.

Todas essas atividades socioeducativas são destinadas aos usuários que são acompanhados no CRAS através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Eles recebem o atendimento da equipe técnica, que identifica as situações de vulnerabilidade social, e a partir do PAIF, são direcionados aos outros serviços, - explicou a coordenadora do CRAS, Giselle Barcelos.



As oficinas fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que tem como objetivo trabalhar o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, através de atividades que complementem o trabalho social com as famílias, prevenindo a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social. O serviço é realizado com crianças e adolescentes com idades entre 3 e 17 anos, divididos em grupos por faixa etária, e também com os idosos.



As oficinas socioeducativas oferecidas nos CRAS são uma forma de atrair os usuários para as unidades, fazendo com que assim, estejam incluídos no PAIF. A partir daí, as equipes começam a trabalhar em função da garantia dos direitos destes usuários, - afirmou a coordenadora.



Para iniciar o atendimento no CRAS, o usuário precisa comparecer à unidade com documento de identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento, declaração escolar e o Número de Identificação Social (NIS), adquirido através da inscrição no CAdÚnico, o Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.



O CRAS Central atende os bairros Morubá, Nova Brasília, Buraco do Boi, Vila Nova, Braga, São Francisco, Passagem, Centro, Bairro União, São Bento, Algodoal, Itajuru, Portinho, Parque Central e Jardim Excelsior. O CRAS Central fica na Rua Nossa Senhora da Aparecida, n° 325, no Parque Central, próximo

à Delegacia de Cabo Frio.



Texto: Glória Passos | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social

Fotos: Divulgação.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS