DILMA ENTREGA CASAS E DIZ QUE “CRISE É PASSAGEIRA”


Atualização cadastral é gratuita e está sendo feito no laboratório, anexo ao PAM de São Cristóvão. Cartão do SUS é obrigatório para utilização dos serviços públicos de saúde em todo o país

A Prefeitura de Cabo Frio está realizando o recadastramento do cartão de identificação do Sistema Único de Saúde (SUS). O porte do cartão é obrigatório para qualquer paciente que necessite dos serviços públicos de saúde, desde um exame a uma internação, em qualquer uma das unidades espalhadas pelo território nacional.

Segundo o secretário de Saúde de Cabo Frio, Dr. Carlos Ernesto Dornellas, a medida se tornou necessária devido à duplicidade, e até mesmo, a multiplicidade de cadastros de um mesmo usuário no Sistema Único de Saúde.

– Muita gente fez cadastros simultâneos em cidades diferentes criando esta multiplicidade, o que gerou o conflito de informações. É para corrigir o erro e unificar os dados que o Ministério da Saúde determinou o recadastramento, que está sendo feito em todo país – esclarece.

Por determinação do Ministério da Saúde, agora o número do CPF do usuário deverá constar no cartão, para evitar que uma mesma pessoa tenha mais de um cadastro junto ao Sistema Único de Saúde. Para ser atendido pela rede pública de saúde, todo cidadão brasileiro (mesmo aqueles que têm plano de saúde particular) precisa apresentar o cartão do SUS.

A atualização cadastral não acarretará nenhum custo aos cidadãos e será feita de forma gradativa. Nenhum usuário precisa correr ou se afobar para realizar o procedimento.

– Caso o usuário precise recorrer aos serviços médicos oferecidos pelo SUS, o antigo cartão ainda será aceito mediante a recomendação de atualização dos dados tão logo seja possível – explica Carlos Ernesto Dornellas.

Em Cabo Frio, o recadastramento, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, está sendo feito no Laboratório, que funciona anexo ao PAM de São Cristóvão. Segundo Ramon Lima, diretor administrativo do Laboratório, por dia, cerca de 150 pessoas realizam o recadastramento, que não tem prazo para terminar.

– Geralmente são pessoas que foram agendar algum procedimento médico e receberam a orientação para realizar o recadastramento – disse.

O cartão do SUS é atualizado e entregue na hora para o usuário. Para o recadastramento é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência, e no caso das crianças, a certidão de nascimento. No caso de residência alugada é necessário apresentar o contrato de aluguel. Cada pessoa pode realizar o cadastro de até quatro cartões.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde
Fotos: Til Santos

FONTE: BRASIL247

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS