ENTREVISTA: ANTÔNIO MARCOS DURÃES, DIRETOR DO PAM DE SÃO CRISTÓVÃO


Entrevista: Antônio Marcos Durães, diretor do PAM de São Cristóvão
"A partir de empenho de política de investimentos e confiança do desenvolvimento em um projeto de trabalho, o prefeito Alair Corrêa tem mostrado que é possível ampliar ainda mais os serviços de saúde oferecidos à população".

Antônio Marcos Durães está na direção administrativa do Posto de Atendimento Médico (PAM) de São Cristóvão desde o início do governo do prefeito Alair Corrêa. Funcionário público há 15 anos, conhece bem a área da saúde. Antes do desafio de ocupar o cargo, já passou pelo Posto de Urgência (P.U.), Hospital São José Operário, Laboratório Municipal de Análises Clínicas e Centro Municipal de Fisioterapia. No PAM, assumiu o compromisso de acabar com as filas de espera para a marcação de consultas, e como gestor do principal ambulatório do município, tem mostrado na prática, que é possível, sobretudo, melhorar a qualidade no atendimento médico ambulatorial.

SECOM – Qual o balanço das ações realizadas em 2014?
Antônio Marcos Durães – Através do sistema de marcação de consultas, CONEX-ALL, desenvolvido pelo engenheiro de sistema, Júlio Amaral, desde janeiro de 2014, implementamos uma nova fórmula de marcação de consultas no principal ambulatório da cidade de Cabo Frio, o PAM de São Cristóvão, com marcação de consultas semanais – com uma semana de antecedência –; consultas agendadas eletronicamente no centro de marcação de consultas do Braga, e, desde setembro de 2014, em cinco polos de marcação de consultas instalados nas Unidades Básicas de Saúde e ESFs- Estratégia de Saúde e Família.

SECOM – O que mudou no serviço prestado à população?
Antônio Marcos Durães – Mudou tudo. As pessoas não precisam enfrentar filas para agendar uma consulta para daqui a um mês, dois meses, como acontecia no passado. As consultas são agendadas de uma semana para a outra, e em algumas especialidades, chegam a sobrar vagas. A partir de empenho de política de investimentos e confiança do desenvolvimento em um projeto de trabalho, o prefeito Alair Corrêa tem mostrado que é possível ampliar ainda mais os serviços oferecidos à população. Se fizermos um comparativo com o governo anterior, vamos verificar que o número de médicos que atendem no PAM aumentou de 42 para 100. Com este número de profissionais, aumentamos o volume de marcação de consultas de 880 para 2.554 por semana, o que representa um aumento de 190%. Isso tudo, é bom registrar, apenas no PAM de São Cristóvão.

SECOM – São números bastante significativos. Pelo visto, aumentou também o número de prontuários?
Antônio Marcos Durães – Aumentou muito. Só para você ter uma ideia, enquanto em oito anos, no governo anterior foram gerados 74.503 prontuários, nos últimos dois anos, já fizemos 70.439. Neste total estão incluídos os prontuários confeccionados na Central do Braga, no PAM de Unamar, no Hospital do Jardim Esperança, nos ESFs e no PAM de Santo Antônio.

SECOM – Quais são os objetivos deste trabalho?
Antônio Marcos Durães – Alcançada a meta de metade do projeto desenvolvido, daremos início a uma nova fase, que consiste na ampliação da universalização dos locais de marcação de consultas através de outros polos com postos de marcação, tornando o acesso mais simples e acessível a todos os usuários, maior proximidade com as residências dos usuários para evitar deslocamento ao centro de marcação do Braga e otimização e fortalecimento dos postos de saúde dos bairros, como foco na atenção básica de saúde.

SECOM – Alguma novidade no serviço a ser implantada em breve?
Antônio Marcos Durães – Com a atenção básica fortalecida, vamos transferir as triagens de consultas de clínica-médica para os postos de saúde dos bairros, e ainda, vamos reforçar os serviços já existentes nesses locais, tendo sempre um profissional médico em cada dia nas unidades. Pretendemos também conquistar a fidelização do usuário ao posto de saúde do seu bairro, ou proximidade, para que o PAM possa se tornar um centro de especialidades médicas.

SECOM – Quais as perspectivas para o funcionamento do PAM em 2015?
Antônio Marcos Durães – Queremos melhorar ainda mais o atendimento para a população com novo local para a espera das consultas na frente-entrada da unidade, com climatização de ambiente e espera com chamada eletrônica, através de monitores de TV; plena utilização dos monitores de TV com veiculação de propagandas institucionais do governo municipal, campanhas de saúde pública, acabando assim, com a circulação dos usuários no corredor e  portas dos consultórios, dando mais privacidade e tranquilidade tanto ao médico como ao paciente; informatização dos consultórios médicos e dos prontuários dos pacientes, gerando agilidade e qualidade no atendimento, além de reestruturação do formato físico do atual prontuário unificado, cartão municipal que garante acesso às principais consultas ambulatoriais, recadastrando os usuários e confeccionando novos prontuários, associado ao cartão nacional do SUS, colorido, com fotografia e em PVC, a exemplo do cartão dignidade.

Entrevista: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde.
Fotos: Til Santos.

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