MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA VACCARI E MAIS 26 POR CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO, VEJA A LISTA DOS 26




Fonte: R7

O Ministério Público Federal denunciou nessa segunda-feira (16) 27 pessoas por envolvimento no esquema de pagamento de propinas na Petrobras. Eles foram acusados de corrupção, lavagem de dinheiro e quadrilha.

Entre os denunciados estão o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, o doleiro Alberto Youssef, além dos ex-diretores da Petrobras Renato Duque, Pedro Barusco e Paulo Roberto Costa.

Dentre os 27 denunciados, cinco foram presos na manhã de hoje: Duque, que foi diretor de Engenharia e Serviços na estatal, o empresário Adir Assad, além de Sonia Mariza Branco, Dario Teixeira Alves Junior e Lucélio Góes.

A partir de agora, o juiz Sérgio Moro vai decidir se acata as denúncias. Se ele aceitar, os denunciados se tornarão reús.

Segundo informações da assessoria de imprensa do MPF,  ‘a denúncia envolve o esquema criminoso de desvio de recursos da Petrobras a partir de quatro obras: Replan; Interpar (Repar); Gasoduto Pilar/Ipojuca; e Gasoduto Urucu Coari”.

De acordo com a denúncia, três empresas também atuaram no esquema de corrupção nessas obras: OAS, Mendes Junior e Setal.

Em entrevista coletiva realizada em Curitiba, o procurador Deltan Dallagnol, da força-tarefa da Lava Jato, disse que há evidências de que o executivo Augusto Mendonça Neto, da empresa Toyo Setal, “fez doações a título de propina acertadas com Renato Duque”. Mendonça Neto tem acordo de delação premiada com o MPF.

— [Também] temos evidências de que João Vaccari tinha consciência de que os pagamentos eram feitos a título de propina, porque se reunia com regularidade com Duque para acertar valores devidos.

Ainda segundo o procurador, o vice-presidente da Camargo Corrêa, Eduardo Leite, que também tem acordo de delação premiada, “afirmou textualmente que se encontrou com Vaccari e que ele pediu doações eleitorais a título de propina devida”.

— Essa acusação tem como base o depoimento colhido pela PF em que Eduardo leite diz que Vaccari solicitou que parte da propina fosse paga em doações eleitorais.

Segundo Leite, “Vaccari foi enquadrado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro”.

Nova prisão de Duque:

O ex-diretor de Engenharias e Serviços da Petrobras foi preso na manhã de hoje pela segunda vez em meio às investigações da operação Lava Jato.

A primeira prisão ocorreu em novembro passado, mas, 20 dias depois, ele foi solto por determinação do ministro do STF Teori Zavascki.

Neste novo pedido, o MPF alega que Duque estaria movimentando dinheiro depositado em contas no exterior.
“De acordo com a investigação, o ex-diretor transferiu recursos da Suíça para Mônaco em 2014 e possui neste último país 20 milhões de euros. Este dinheiro foi bloqueado por autoridades de Mônaco”, diz o MPF, em nota.

Veja abaixo a lista com os 27 denunciados:

- Adir Assad
- Agenor Franklin Magalhães Medeiros
- Alberto Elísio Vilaça Gomes
- Alberto Youssef
- Ângelo Alves Mendes
- Augusto Ribeiro de Mendonça Neto
- Dario Teixeira Alves Júnior
- Francisco Claudio Santos Perdigão
- João Vaccari Neto
- José Aldemário Pinheiro Filho
- José Américo Diniz
- José Humberto Cruvinel Resende
- Julio Gerin de Almeida Camargo
- Lucélio Roberto Von Lehsten Góes
- Luiz Ricardo Sampaio de Almeida
- Mario Frederico Mendonça Góes
-Marcus Vinícius Holanda Teixeira
- Mateus Coutinho de Sá Oliveira
- Paulo Roberto Costa
- Pedro José Barusco Filho
- Renato de Souza Duque
- Renato Vinícios de Siqueira
- Rogério Cinha de Oliveira
- Sérgio Cunha Mendes
- Sonia Mariza Branco
- Vicente Ribeiro de Carvalho
- Valdomiro de Oliveira


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS