O MUNICÍPIO DE CABO FRIO LARGA NA FRENTE E ÔNIBUS UNIVERSITÁRIO E SUCESSO



Texto: Flávia Lira.
Fotos: Álvaro Neves.


“Há muito tempo que os universitários estavam precisando dessa ajuda”, diz universitária

 A Prefeitura de Cabo Frio colocou à disposição da população de Tamoios em outubro do ano passado três modernos ônibus, destinados para atender exclusivamente aos universitários do distrito que estudam nas instituições de ensino superior do município.

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário (COGETEU) cadastrou os alunos e forneceu uma carteira de identificação para a utilização do serviço. A carteirinha habilita o universitário a utilizar os serviços do transporte gratuito durante todo o ano. Segundo o secretário Marcos Carrerette, a carteirinha funciona como um passaporte para o transporte universitário.

Essa iniciativa é inovadora em Cabo Frio. Segundo um estudo feito pela Secretaria de Ciência e Tecnologia a pedido do prefeito Alair Corrêa, os universitários de Tamoios percorrem diariamente mais de 40 km para estudar nas universidades que têm sede no primeiro distrito de Cabo Frio. Muitos deles estavam desistindo de cursar a faculdade por não ter condições financeiras de pagar os estudos e ainda arcar com as despesas de transporte.

Outra dificuldade é que as linhas regulares de ônibus que fazem o trajeto entre Tamoios e Cabo Frio chegam a levar duas horas neste percurso, o que inviabiliza o acesso de muitos estudantes que trabalham durante o dia e estudam à noite.

Segundo Marcos Carrerette, com a iniciativa da Prefeitura, os alunos têm garantido o transporte gratuito para ir e voltar de casa para a universidade.

– A Secretaria apresentou o projeto ao prefeito Alair Corrêa, que abraçou a causa colocando estes três ônibus novos a disposição dos alunos. A iniciativa deu o apoio necessário para que a estatística de evasão não aumente – afirmou o secretário.

Beatriz Pires, estudante de Comunicação Social na Universidade Veiga de Almeida, também comentou sobre as vantagens do transporte gratuito.

- Eu moro em Tamoios e desde novembro do ano passado utilizo o transporte. Graças ao ônibus, eu não chego mais atrasada na faculdade e não perco mais nenhuma prova. Há muito tempo que os universitários estavam precisando dessa ajuda; gastávamos muito dinheiro com transporte – disse Beatriz.

Os universitários que antes tinha desistido ou trancado a matrícula por falta de condições financeiras para manter o transporte agora pensam no retorno. Esse é o caso de André Carvalho, que cursava Direito na UVA.

- Eu tive que trancar minha matricula, porque não aguentei pagar as passagens. Esse ônibus é fundamental para eu conseguir retornar os meus estudos – revelou André.

Com capacidade máxima para 49 passageiros cada, os ônibus que fazem o serviço de transporte universitário gratuito são dotados de ar condicionado, TV de LED, som ambiente e acesso à internet por conexão sem fio (wi-fi). O ônibus sai do Distrito de Tamoios às 17h30, retornando às 22h30.


Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS