TRIBUNAL DE CONTA DO RIO DO RIO E POLÍCIA FEDERAL INVESTIGAM FRAUDE NA PREFEITURA DE ITAGUAÍ



O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e a Polícia Federal se uniram para investigar um desfalque de cerca de R$ 30 milhões na prefeitura de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Há 73 processos abertos no tribunal sobre a gestão do prefeito Luciano Mota (PSDB). Os órgãos vão trocar informações sobre fraudes em contratações e pagamento a vereadores suspeitos de não investigarem denúncias contra a prefeitura.

Fonte: Agência Brasil.

Estão sob análise contratos para locação de veículos, compra de remédios e material de limpeza, além de contratação de artistas e shows. Provas apontam relações ilegais entre a prefeitura e empresas prestadoras de serviço. “Há serviço não efetuado e pago, além de indicação de sobrepreço e contratação de funcionários fantasmas para favorecer vereadores do município”, disse o presidente do TCE-RJ, Jonas Lopes de Carvalho Junior.

Em parceria com a Polícia Federal, os fiscais do tribunal vão avaliar os documentos apreendidos pelos agentes em uma operação deflagrada em 2014. Na ocasião, a PF chegou a apreender um carro utilizado pelo prefeito, uma Ferrari amarela, avaliada em cerca de R$ 1,5 milhão. “O delegado [da Polícia Federal Hylton Coelho] pediu uma apuração técnica para dar credibilidade ao relatório final a ser entregue à Justiça”, explicou o presidente do tribunal.

Durante a análise de 36 dos 73 processos contra Luciano Mota, o TCE-RJ já havia determinado retificações em editais de licitações. O órgão ordenou também que a prefeitura justificasse a contratação de serviços sem livre concorrência.

Procurada pela reportagem, a prefeitura de Itaguaí não comentou a investigação.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS