CEMI PROMOVE EXPOSIÇÃO PERMANENTE DE ARTESANATO



Produtos feitos pelos idosos ficam expostos três vezes por semana na sede do Centro Especializado, em São Cristóvão

A Prefeitura de Cabo Frio tem uma preocupação especial com a população da melhor idade, que é cada vez maior no município. Diversas ações de promoção de melhoria da autoestima e da qualidade de vida dos idosos assistidos são desenvolvidas no Centro Especializado da Melhor Idade (CEMI), que funciona no bairro de São Cristóvão.

Dentre as diversas atividades oferecidas, durante três vezes por semana, são expostas as peças de artesanato confeccionadas pelas assistidas no centro, sempre na parte da manhã. Todos os produtos quem fica na exposição permanente – com artigos feitos em crochê, no vidro, em algodão e em diversos materiais – estão disponíveis para compra, proporcionando assim uma renda extra às assistidas que participam do projeto. É o caso da dona Oralina Martins, de 72 anos, que aproveita essa oportunidade para trabalhar fazendo o que gosta.

– Aproveito todo o meu tempo fazendo artesanato e as pessoas compram constantemente minha arte – diz Oralina.

Camélia Dias, de 70 anos, também faz artesanato e vende suas peças ao lado da amiga. Ela garante que para a importância maior é podermos estar nas atividades proporcionadas pelo CEMI.

– Essa oportunidade foi a melhor coisa para nós. Aprendemos, fazemos as coisas, vendemos o que fazemos, é bom para nossa cabeça e corpo, ainda ganhamos fins lucrativos para dar aquela ajuda – diz Camélia.

As artesãs ainda afirmam que já compraram o artesanato confeccionado por elas para tirar o modelo e vender em São Paulo. “Estamos ajudando outras pessoas”, contam as idosas. 

A assistida Ana Maria da Silva, de 74 anos (“bem vividos”, segundo ela mesma), agradece o trabalho desenvolvido pela Prefeitura em favor da melhor idade.

– Eu sempre compro os artesanatos expostos aqui. Tudo é lindo, tudo funciona – afirma Ana Maria, atual Miss Terceira Idade em concurso promovido pela secretaria.

A Prefeitura de Cabo Frio atende em torno de 5 mil idosos em 73 atividades oferecidas divididas entre saúde, lazer, cultura, esporte e educação, desenvolvidas no CEMI. Para quem deseja se cadastrar nas atividades promovidas para a melhor idade,  os pré-requisitos são os seguintes: ter pelo menos 60 anos de idade; ser morador de Cabo Frio; e apresentar duas fotos 3x4; fotocópias do CPF, da identidade e de um comprovante de residência; além de atestado médico original e um documento que comprove o tipo sanguíneo (fator RH).

Texto: Marianne Rodrigues
Fotos: Horácio CFZone

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS