DEPUTADOS QUEREM CRIA CPI PARA INVESTIGAR BNDES

                            "Foto: Deputados Rubens Bueno e Júlio Delgado" 


No mesmo dia em que o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, presta depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, parlamentares dos partidos da oposição anunciaram que vão protocolar o pedido de abertura de uma CPI para investigar contratos de financiamentos concedidos pelo banco.


Fonte: Agência Brasil

Os deputados Rubens Bueno (PPS-PR) e Júlio Delgado (PSB-MG) disseram, durante depoimento do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, à CPI da Petrobras, que vão protocolar requerimento para criação de uma CPI para investigar as operações do BNDES.

Semana passada, iniciativa parecida não teve efeito no Senado porque seis senadores retiraram suas assinaturas, tornando o número inferior ao mínimo exigido regimentalmente (27).

“Precisamos investigar as operações de financiamento do BNDES no exterior”, disse Bueno. Ele disse que já tem 199 assinaturas para propor a criação da CPI na Câmara.

Setebrasil: 

Delgado questionou afirmativa de Coutinho a respeito do depoimento do ex-gerente de Tecnologia da Petrobras Pedro Barusco. Coutinho disse no depoimento de hoje à CPI que o BNDES não liberou nenhum recurso para a empresa Setebrasil, investigada pela Operação Lava Jato.

Já segundo Barusco, em ocasião anterior na CPI, o BNDES teria sido principal financiador da companhia. Barusco foi nomeado em 2011 diretor da Setebrasil e disse, em depoimento de delação premiada, que houve pagamento de propina pelos estaleiros contratados pela empresa para a construção de 28 sondas de perfuração.

“Eu fiz a pergunta a Pedro Barusco e sua negativa justifica a necessidade de uma CPI”, disse Delgado, se dirigindo a Coutinho.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS