PREFEITURA DE CABO FRIO APOIA AÇÕES NO DIA ESTADUAL DE DIAGNÓSTICO PRECOCE DO HIV



Atividades realizadas pela Pastoral da AIDS da Paróquia de N. S. da Assunção foram realizadas na sala da Matriz Auxiliar, no centro da cidade.

A Prefeitura de Cabo Frio participou nesta terça-feira, 7 de abril, das atividades realizadas pela Pastoral da AIDS da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em comemoração ao Dia Estadual de Diagnóstico Precoce do HIV. Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, além de distribuir material informativo sobre a doença, a Pastoral também ofereceu testes rápidos para diagnóstico do vírus da AIDS.

- Grande parte da população nunca se testou. Muitas pessoas recebem o diagnóstico quando já estão doentes. O diagnóstico precoce torna o tratamento mais eficiente, evita doenças e garante qualidade de vida – alerta o enfermeiro Ricardo Oliveira de Nascimento, coordenador Arquidiocesano da Pastoral da AIDS.

O Teste Rápido para o Diagnóstico Precoce do HIV/AIDS foi realizado na sala paroquial da Matriz Auxiliar pelo Programa de DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, que também forneceu os testes. Para a coordenadora do programa DST/AIDS, Ana Paula Rangel, mais importante do que o diagnóstico rápido é a prevenção da doença.

- Estamos sempre realizando ações como essa onde o principal objetivo é orientar e informar a população sobre a importância de tomar as devidas precauções para evitar a infecção e propagação da AIDS – explicou.

Além de participar da Pastoral da AIDS, o enfermeiro Ricardo Oliveira de Nascimento, também trabalha na coordenação do programa Estratégia Saúde da Família – ESF -  fazendo testes rápidos nos ESFs da Gamboa, Jacaré, Porto do Carro e Jardim Peró.

- A AIDS é uma doença crônica. Quanto mais precocemente for descoberto o resultado positivo para o HIV, maior é a chance de controle e de ter uma vida com qualidade, destaca Ricardo.

A data foi criada a partir de Lei Estadual por incentivo e apelos da Pastoral da AIDS do Rio de Janeiro.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde
Fotos: Divulgação | PASCOM.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS