PROGRAMA "SAÚDE NA ESCOLA" BENEFICIARÁ 13 MIL ALUNOS EM CABO FRIO


Lançamento do programa acontece no próximo dia 14 de abril, na Escola. 

A Prefeitura de Cabo Frio lança no dia 14 de abril, na Escola Municipal Professora Leomari Garcia Barreto, no Tangará, o programa “Saúde na Escola”. Desenvolvido em parceria pelas secretarias municipais de Saúde e de Educação, só este ano, o programa beneficiará cerca de 13 mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal.

- A meta é trabalhar a prevenção e a promoção da saúde nas escolas – destacou o secretário municipal de Saúde, Carlos Ernesto Dornellas, ressaltando a importância da avaliação nutricional para identificar se o aluno está acima do peso ou desnutrido, visando cuidados especiais de suplementação alimentar, orientações nutricionais e atividades físicas.

O programa, que tem por finalidade a efetivação de serviços médicos e odontológicos gratuitos nas escolas, também levará para os estudantes palestras educativas sobre gravidez na adolescência; importância da alimentação saudável; prevenção contra o uso de álcool e drogas; doenças sexualmente transmissíveis; bullying; cidadania; entre outras. O programa “Saúde na Escola”, instituído pelo Governo Federal, a cada ano apresenta um novo tema de mobilização para ser trabalhado nas unidades de ensino pelas equipes de saúde e de educação para que atividades preventivas façam parte do cotidiano escolar.

O programa foi apresentado para os alunos da Escola Municipal Professora Leomari Garcia Barreto. A animação tomou conta das turmas que participaram das atividades propostas pela equipe multidisciplinar do programa “Saúde na Escola”. Com muito jeito, os profissionais da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, transformaram o que poderia ser uma abordagem chata sobre higiene e cuidados com a alimentação, em um encontro interativo, alegre e contagiante. 

Ao longo de 2015, o programa será levado às demais escolas do município, sempre procurando juntar práticas corporais, atividades físicas e lazer, vistos como importantes aliados na promoção da saúde e como estimulantes da afetividade, da integração e da inserção social.

- No decorrer do ano, as equipes do programa Estratégia de Saúde da Família (ESFs) estarão desenvolvendo várias atividades com o público-alvo do programa por meio de apresentações teatrais, palestras e atividades físicas – finalizou Jorgete Maria Rego Lima, coordenadora da Atenção Básica da saúde do município.

Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde
Fotos: Til Santos

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS