LEGADO OLÍMPICO É TEMA DE SEMANA DE EDUCAÇÃO FÍSICA




Profissionais com experiência em Olimpíadas participam das discussões, especialmente nas modalidades de natação e esportes a vela

O legado olímpico é o tema central das discussões da Semana de Educação Física da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, que acontece de três a nove de outubro. A abertura oficial do evento será nesta segunda-feira, dia 5, às 19h, no auditório principal, e contará com a presença professor doutor Roberto de Carvalho Pável, introdutor do nado golfinho no Brasil, com mais de 50 anos de experiência como técnico de esportes aquáticos e inúmeros títulos mundiais, entre eles, primeiro técnico pentacampeão brasileiro de natação pelo Clube Botafogo de Futebol e Regatas e primeiro tricampeão do José Finkel de Natação. Pável também foi o técnico responsável pela equipe brasileira tricampeã em copas latinas e de equipes nacionais em diversos campeonatos internacionais, entre eles, as Olimpíadas.

O professor Alexandre Motta, coordenador do curso, explica que o tema foi escolhido com o objetivo de propor uma ampla reflexão sobre o legado olímpico, especialmente para os profissionais de Educação Física. “Muito se fala de legado em termos de obras, instalações e até segurança, mas o que o profissional terá de oportunidades após o término do evento?”, questiona, acrescentando que na próxima década, as 36 modalidades olímpicas continuarão em evidência no país, abrindo inúmeras oportunidades de trabalho para educadores físicos, entre outros profissionais.

E esse leque amplo de modalidades olímpicas será explorado no decorrer da Semana. Na quarta-feira, dia 7, o dia será dedicado aos esportes a vela, com a presença dos professores Ricardo Baggio de Carvalho, o Kadu, e Walter Böddener, ambos da Confederação Brasileira de Vela (CBVela). Kadu é gerente de eventos e instalações, com vasta experiência à frente da Delegação Brasileira em campeonatos mundiais, e Böddener já participou de três edições dos Jogos Olímpicos, duas como técnico e uma como gerente da equipe de vela do Brasil. As palestras serão realizadas das 10h às 12h e das 18h às 20h.

Já na sexta-feira, dia 9, as paraolimpíadas terão destaque. O momento contará com palestras e apresentação cultural dos alunos do núcleo de dança da APAE Cabo Frio e dos Portadores de Alegria, de Macaé, às 10h. O grupo de Macaé também se apresenta às 20h. “O profissional de Educação Física precisa estar preparado para atuar de forma inclusiva, pois as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos de qualquer cidadão. Precisamos formar profissionais que compreendam esta realidade e estejam aptos para atender as demandas existentes”, ressalta o coordenador.

A programação contempla, ainda, modalidades como o rugby, que terá capacitação na terça-feira, dia 6, na sede da Cabofriense, com os professores da UFRJ Marcel Santos e Deborah Ciarla, gestores do Programa de Impacto e Desenvolvimento do Rugby no Rio de Janeiro, além de lutas olímpicas, atletismo, ginástica artística e de trampolim, entre outras. Modalidades não olímpicas, como esportes de aventura, stand up paddle, mergulho e Krav maga (sistema de combate corporal desenvolvido em Israel) também foram incluídas na programação, inclusive com demonstrações práticas. Pesquisas de iniciação científica desenvolvidas na Universidade, um meeting de fisiologia e palestra sobre atualização profissional e mercado de trabalho, com Marta de São Paulo, completam as atividades da Semana, que inicia neste sábado, dia 3, um uma visita à sede do Conselho Regional de Educação Física, na Capital.

***************

Att,

Andréa Luiza Collet
Diretoria Executiva de Marketing, Matrículas & Comunicação

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS