SAIBA COMO FICOU A NOVA COMPOSIÇÃO DOS MINISTÉRIOS POR PARTIDOS COM A REFORMA POLÍTICA






A Secretaria de Micro e Pequena Empresa que era comandada por Guilherme Afif Domingos (PSD), perdeu o status de ministério. O PSD continua com o Ministério das Cidades, chefiado por Gilberto Kassab.

O PCdoB continua com um ministério: o da Defesa, sob o comendo Aldo Rebelo, que deixa o da Ciência e Tecnologia. O PDT perdeu o Ministério do Trabalho e fica com o Ministério das Comunicações, sob o comando do líder do partido na Câmara, André Figueiredo.

O PTB, o PRB, o PP e o PR continuam cada um com uma pasta: Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Armando Monteiro); Esporte (George Hilton); Integração Nacional (Gilberto Occhi) e Transportes (Antonio Carlos Rodrigues), respectivamente.

Oito pastas são comandadas por ministros sem filiação partidária: Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União), Alexandre Tombini (Banco Central), Waldir Simão (Controladoria-Geral da União), Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento, Orçamento e Gestão), Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Nilma Lino Gomes (Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos).

Desde a semana passada, a presidenta se reuniu diversas vezes com ministros da articulação política do governo, com o vice-presidente Michel Temer, que também é presidente do PMDB, e lideranças do partido e de outras legendas em busca do melhor desenho para a nova equipe. Também teve reuniões com o ex-presidente Lula, que participou das discussões sobre a formação da nova equipe.


Compare as mudanças de participação das legendas:

Confira no gráfico abaixo como era e como ficou a ocupação dos ministérios por partido após o anúncio de corte de ministérios e secretarias anunciado pela presidenta Dilma Rousseff.
4035302520151050PTPMDBPSDPRPDTPC do BPRBPPPTBs/ partidoTotal
Antes
Depois

Composição do governo por partido antes da reforma ministerial

Percentual de participação dos partidos no governo antes do anúncio do corte de ministérios e secretarias feito pela presidenta Dilma Rousseff.
PT 33.33%PMDB 15.38%PSD 5.13%PDT 2.56%PRB 2.56%PP 2.56%PTB 2.56%Sem filiação partidária 28.21%Vago 2.56%

Composição do governo por partido após a reforma ministerial

Percentual de participação dos partidos na composição do governo após o anúncio do corte de pastas e ministérios feito pela presidenta Dilma Rousseff. Presidenta anunciou o corte de 8 ministérios. 
PT 29.03%PMDB 22.58%PSD 3.23%PDT 3.23%PC do B 3.23%PRB 3.23%PP 3.23%PTB 3.23%Sem partido 25.81%

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS