UNDIME/RJ REALIZA ENCONTRO EM TAMOIOS





Dentre os temas tratados no encontro constaram a preparação do calendário letivo do próximo ano
         
A União dos Dirigentes Municipais do Estado do Rio de Janeiro (UNDIME/ RJ) reuniu-se no inicio da semana em Tamoios – segundo distrito de Cabo Frio – para discutir assuntos pertinentes à Educação.

Dentre os temas tratados constaram a preparação do calendário letivo do próximo ano, a Base Nacional Comum Curricular e a avaliação do SAERJ e SAERJINHO.

Com os Jogos Olímpicos de 2016 entre os dias 05 e 21 de agosto, será necessário analisar com muita cautela o calendário escolar para que não afete o cumprimento dos 200 dias letivos previstos por Lei.  Assim, os municípios terão de buscar soluções práticas com suas equipes de Inspeção Escolar, que são os técnicos responsáveis por essas e outras demandas administrativas das escolas. Dessa forma, já ficou pré-agendada uma próxima reunião para o dia 14 de outubro com a presença desses profissionais para apresentação de propostas. No entanto, uma das soluções já antecipadas será um possível “deslocamento” das férias escolares do mês de julho para o período das competições Olímpicas.

A Base Nacional Comum Curricular (BNC) foi lançada oficialmente no dia 16 último, em Brasília.  Ao lançar a BNC, a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC apresentou o texto preliminar. O documento, disponível para consulta pública no site do MEC http://basenacionalcomum.mec.gov.br/, apresenta os conteúdos para as áreas de linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas em cada etapa escolar do estudante para  discussão. Se a nova proposta for aprovada, mais de 190 mil escolas de educação básica do país, públicas ou privadas, terão com a BNC mais uma ferramenta para orientar a construção do currículo.  
No site do MEC, o presidente da UNDIME, Aléssio Costa Lima, falou sobre o lançamento do documento preliminar para a discussão da proposta.

– É um momento histórico para a educação brasileira. Uma das principais contribuições da base estará voltada para o processo de ensino-aprendizagem e para a orientação da ação docente em sala de aula.

Lima afirmou ainda que quanto mais participativo, democrático e transparente for o processo e quanto mais ele contar com o envolvimento de toda a sociedade educacional brasileira, “mais qualificado ele será”.

Entretanto, com a troca ministerial da pasta da Educação na última quinta-feira (01/10), será necessário aguardar pronunciamento do novo gestor da pasta, Aloizio Mercadante, que assume no lugar de Renato Janine.

-
Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação
Fotos: Divulgação

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS