CABO FRIO RECEBE OFICINA PARA DEFINIR ATRATIVOS TURÍSTICOS DA COSTA DO SOL

"Foto: Praia do Forte um dos pontos turísticos mais vistados na Região dos Lagos." 

Profissionais ligados ao segmento vão definir e validar equipamento que fará parte do Inventário Turístico do Estado

A equipe do Inventário da Oferta Turística do Rio de Janeiro vai promover na próxima terça-feira, 12/01, em Cabo Frio, a oficina técnica para apresentação e validação dos dados referentes ao levantamento preliminar dos atrativos e equipamentos turísticos da região da Costa do Sol, representada pelos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu e São Pedro da Aldeia. Na ocasião, autoridades locais e representantes do trade convidados terão conhecimento dos meios de hospedagens, restaurantes e demais itens identificados durante a realização da pesquisa de dados secundários.

A coordenadora técnica do IOT-RJ e professora da Universidade Federal Fluminense, Cláudia Moraes, frisou a importância da participação dos atores do trade na oficina para que possam discutir o que deve ser incluído, sugerir novos atrativos e criar soluções e inovações para os equipamentos já apontados. Além disso, a presença das agências de viagem, guias de turismo, representantes de meios de hospedagens, restaurantes, museus e igrejas durante o encontro é fundamental para minimizar erros durante a pesquisa de campo, próxima etapa do projeto.

O Inventário da Oferta Turística é um projeto licenciado pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, fundamentado no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur/RJ), financiado pelo Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) e deve ser concluído em oito meses. As informações coletadas estarão disponíveis em grande banco de dados que servirão de base para o desenvolvimento de políticas públicas em prol do turismo fluminense. Cerca de 80 pessoas estão envolvidas no projeto entre alunos e professores da UFF e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento como Turismo, Estatística e Geografia.

No total, serão analisadas e mapeados 23 cidades, distribuídas em seis regiões fluminenses: Metropolitana (Rio de Janeiro e Niterói); Costa Verde (Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Rio Claro); Costa do Sol (Cabo Frio, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama e Casimiro de Abreu); Vale do Café (Vassouras, Valença, Rio das Flores e Barra do Piraí); Agulhas Negras (Itatiaia e Resende) e Serra Verde Imperial (Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu.

A oficina técnica para validação dos dados da 1º fase de pesquisas do IOT na Região da Costa do Sol será realizada nesta terça-feira, 12/01, no Hotel Mandai, localizado na Avenida Litorânea, 400, Braga, em Cabo Frio. O evento será dividido em dois momentos: na parte da manhã (9h às 12h) com representantes dos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia e durante a tarde (14h às 17h), com representantes de Armação dos Búzios, Araruama, Iguaba Grande e Casimiro de Abreu.

Serviço – Oficina Técnica Convalidação de dados Costa do Sol – IOT-RJ
Data: 12/01/2016Local: Hotel Mandai – Avenida Litorânea, 400 – Braga – Cabo FrioHorário: 9h às 12h – Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia / 14h às 17h – Armação dos Búzios, Araruama, Iguaba Grande e Casimiro de Abreu.



Texto: Rafael Bonfim - Assessoria de Imprensa.
Foto: Arquivo do Blog Álvaro Neves "O Eterno Aprendiz" 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS