MULHERES SÃO MAIORIA ENTRE ATENDIMENTO POR EXCESSO DE BEBIDA ALCOÓLICA INSTITUIÇÕES DE SAÚDE

Foto: As mulheres são mais suscetíveis aos  efeitos  do álcool, diz  nutricionista, foto do Arquivo/Agência Brasil.


Mais da metade das pessoas alcoolizadas atendidas neste carnaval nos postos de saúde montados são mulheres, informou a Secretaria Municipal de Saúde do Estado. Os dados mostram que, entre as 515 ocorrências, 57% dos pacientes são do sexo feminino. Porém, o número de casos caiu 12% em relação ao ano passado.

Segundo a informação reforça pesquisa do Ministério da Saúde, de 2011, que aponta Rio de Janeiro e Salvador como as capitais brasileiras onde mais se consome bebida alcoólica de forma excessiva, principalmente entre as mulheres.

cerveja
A nutricionista Isis Lima explicou que as mulheres são mais suscetíveis aos efeitos do álcool por apresentarem menor peso corporal, menor teor de água no organismo e níveis mais baixos de álcool desidrogenase, enzima de importância crucial na metabolização do etanol.

Mobilidade

Durante o carnaval, mais de 7 milhões de pessoas já usaram o sistema de mobilidade de Salvador, que conta com cerca de 3 mil ônibus, 7.200 táxis e 69 veículos do Expresso Carnaval (linha exclusiva para os circuitos da folia). De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade, os números representam aumento de 10% em relação aos do carnaval do ano passado.

Já o número de usuários de táxis dobrou em relação a 2015. Neste ano, 250 mil pessoas usaram sta modalidade, o ano passado registrou 112 mil corridas.

Mais de 300 credenciais para acesso de veículos aos circuitos do carnaval foram apreendidas por fiscais da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Os adesivos foram criados para facilitar a circulação dos moradores das regiões onde ocorrem os desfiles, mas algumas unidades foram alugadas ou vendidas durante os dias de folia. Também foram apreendidas credenciais falsificadas ou usadas irregularmente.

Segundo a prefeitura, os moradores que usaram indevidamente as credenciais não as receberão no próximo ano. Para a Transalvador, os adesivos deste ano foram distribuídos com mais de um mês de antecedência, o que pode ter facilitado o número de falsificações.

Fonte: Agência Brasil. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS