CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO - UNIDA DA TIJUCA FECHA O PRIMEIRO DIA DE DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPECIAL DO RIO DE JANEIRO

Foto: Juliana Alves, rainha de bateria da Unidos da Tijuca - Guilherme Leporace / Agência O Globo.

Última escola a entrar na Sapucaí, a Unidos da Tijuca aposta numa grande festa com dança de quadrilhas e dez violeiros. O enredo fala sobre a terra e a agricultura familiar. Uma coreografia do desabrochar de flores e a reprodução de 24 quadros de Portinari serão trunfos, além de suas já tradicionais alegorias humanas.

O abre-alas da Tijuca tem 160 negros com o corpo coberto com barro. Segundo o carnavalesco da agremiação, Marcus Paulo, a escola comprou argila e fez a mistura para o carro no barracão. Na concentração, cada componente recebeu um balde de barro para se lambuzar.

O presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, negou que tenha havido algum tipo de frustração porque o enredo - que fala sobre o agronegócio - não conseguiu patrocínio.

- A escola não trabalha com enredo patrocinado. Ele arruma parcerias. Esse ano infelizmente não deu. Foi um enredo que eu já tinha pensado. O agronegócio é o que está sustentando nosso país.

O carro dos gafanhotos solta fumaça como se fosse inseticida. Uma das alas atrás da bateria mostra reproduções de 20 quadros do Portinari. O último carro da Unidos da Tijuca é o da festa, a celebração da terra.

Fonte: G1. 






Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS