CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE COMEÇA EM CABO FRIO



Começou hoje (25) em Cabo Frio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Tamoios, no segundo distrito, quem foi receber a dose da vacina, foi recebido com um delicioso café da manhã no Ginásio Poliesportivo. Para evitar filas nos Postos de Saúde, a vacinação será realizada diariamente no ginásio no horário da manhã. Seu João Ezequiel, de 63 anos, foi um dos primeiros a ser vacinado.

“É muito importante a prevenção, por isso, resolvi tomar a vacina logo no primeiro dia da campanha”, disse o aposentado.

O Coordenador do Ginásio Poliesportivo transferiu todas as atividades para o horário da tarde para que a Secretaria Municipal de Saúde possa utilizar as instalações do prédio no período da manhã.

“Vamos usar este espaço durante toda a campanha. As pessoas não precisam aguardar no sol, temos cadeiras para que elas possam ficar sentadas e aguardar com conforto”, disse a Superintendente de Saúde em Tamoios, Rosane Tito.

Realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde de todo o país, a campanha tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza. A vacina é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da Saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

Para os portadores de doenças crônicas é necessária a apresentação de prescrição médica com a indicação do imunizante. Mulheres no pós-parto devem apresentar algum documento que comprove terem dado à luz no período previsto pela campanha. Pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.

“A vacina é segura e é a melhor forma de evitar doenças graves, internações ou mesmo óbitos por complicações associadas à gripe, afirma a coordenadora de Imunização de Cabo Frio”, Patrícia Freitas.

A campanha acontece até o dia 20 de maio. O Dia “D” será realizado no sábado, dia 30, quando todos os postos de saúde também estarão funcionando. Em Cabo Frio, 45 mil pessoas fazem parte dos grupos prioritários e a meta é alcançar uma cobertura de 80% em cada grupo.

“Todos os postos de saúde estão fazendo a vacinação. Para as pessoas que estão acamadas, e não podem se deslocar, nós solicitamos que algum parente faça a solicitação de visita aos enfermeiros do ESF-Estratégia de Saúde da Família mais próximo de sua residência. Quando o paciente não morar próximo a uma unidade de ESF, nós pedimos que procure a coordenação de imunização, aqui na Secretaria Municipal de Saúde, para que possa agendar um dia e horário para a vacinação”,  concluiu a Secretária de Saúde, Suely Carrerette.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretária de Saúde de Cabo Frio. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS