VEREADOR RAFAEL PEÇANHA PROMETE LUTAR POR MELHORIAS PARA O PERÓ




Um dos principais problemas enfrentados pelos moradores e veranistas do Peró, em Cabo Frio, será alvo de luta na Câmara Municipal, a partir de janeiro, pelo vereador eleito Rafael Peçanha (PDT). Ele assumiu o compromisso ao se reunir com representantes do movimento Amigos do Peró, que luta pela preservação ambiental e pela qualidade de vida num dos principais balneários da Região dos Lagos.

Peçanha é autor do livro "O outro lado da ponte – Um olhar antropológico. Uma história urbana", onde discorre sobre a história que cresceu dividida e esqueceu a periferia. Ele se refere à ponte Feliciano Sodré, sobre o Canal Itajuru, em Cabo Frio.

Historiador e especialista em Sociologia Urbana, Peçanha se comprometeu a lutar por melhorias físicas e operacionais nos acessos ao Peró. Um dos principais problemas é o gargalo da Gamboa, onde a circulação viária é perigosa por causa do regime de mão dupla em ruas estreitas. O resultado é uma sucessão de acidentes. As demais vias de acesso ao Peró estão em péssimo estado de conservação: precisam de recapeamento, limpeza das margens e sinalização turística.

-- A mobilidade no Peró está muito ruim, tanto para os usuários do transporte público quanto para os motoristas de carros particulares e ciclistas – disse o vereador.

Professor de escolas públicas de Cabo Frio e de uma universidade particular, Rafael Peçanha afirma conhecer bem os problemas do Peró. Os moradores pediram a ele se empenhar junto ao governo municipal para, além dos problemas de mobilidade, que preocupam, também interceder pela reurbanização da Orla do Peró. A comunidade também se preocupa com o ordenamento na Ilha do Japonês, Praia das Conchas, Peró e Pontal do Peró.

Durante o encontro, o vereador solicitou que lhe fosse encaminhada a Carta do Peró, que os moradores tentaram, em vão, entregar ao prefeito eleito Marquinho Mendes quando ele era apenas candidato. A carta pede, entre medidas emergenciais para a alta temporada, o apoio ao projeto Bandeira Azul, certificado internacional de qualidade de praias. A candidatura do Peró foi aprovada e a cidade tem dois anos para cumprir as exigências, que não requer custos vultosos. Representaram os Amigos do Peró os empresários Roberto Saci, Edésio Martins Filho e Marta Rocha.

Texto e foto: Assessoria de imprensa da Associação de Moradores do Peró

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS