PAPA ATACA POPULISMO E ALERTA PARA 'SALVADORES'



O Papa Francisco ao conceder uma entrevista ao jornal espanhol "El País" fez uma analise mais reflexivas e contundente sobre o cenário político da atualidade, ao comentar sobre o crescimento da onda populista, principalmente no Estados Unidos e na Europa nos últimos dias.  Ao afirmar que um dos grandes perigos da atualidade é procurar pelos "salvadores", assim como ocorrera na década de 1930  causando ascensão de Adolf Hitler ao poder.

A declaração foi dada durante uma longa entrevista ao jornal espanhol "El País" e provocou reações imediatas na Itália. Perguntado sobre a ausência de lideranças sólidas em função da crise e do aumento da desigualdade, o Pontífice disse que o exemplo mais típico do populismo europeu é a Alemanha.

"Destroçada, a Alemanha buscava se levantar, buscava sua identidade, buscava um líder, alguém que devolva sua identidade, e há um rapazinho que se chama Adolf Hitler e diz: 'eu posso, eu posso'. E a Alemanha inteira vota em Hitler. 

Hitler não roubou o poder, foi votado por seu povo e depois destruiu seu povo. Esse é o perigo. 

Em momentos de crise, o discernimento não funciona", declarou.

Em seguida, o Papa acrescentou que a sociedade busca um "salvador" que a defenda com "muros, alambrados, com o que seja, de outros povos" que possam "tirar sua identidade". "Isso é muito grave. Por isso sempre digo: dialoguem entre vocês. O caso da Alemanha em 1933 é típico: um povo que estava em crise, que buscou sua identidade, e apareceu esse líder carismático que prometeu lhes dar uma identidade. E sabemos o que aconteceu", salientou Francisco.

O líder da Igreja Católica também ressaltou que todos os países têm direito de controlar suas fronteiras, principalmente os ameaçados pelo terrorismo, mas que nenhum pode privar seus cidadãos do diálogo com os vizinhos.

Símbolo do populismo e ultranacionalismo na Itália, o secretário federal do partido Liga Norte, Matteo Salvini, comentou as declarações do Pontífice e rechaçou comparações com Hitler. "O Papa diz que Hitler nasceu do populismo? Deve ter sido mal interpretado. O Papa fala com as almas. Além disso, Hitler morreu e foi sepultado. Se dizem que sou populista, fico contente, porque quer dizer que falo com o povo", afirmou. (ANSA)

Aparte - Significado de populismo: Populismo é um termo composto por “povo” e “ismo” (simpatia pelo povo). Trata-se de um conceito político que permite fazer alusão aos movimentos que se opõem aos partidos políticos tradicionais e que se mostram, seja na prática efetiva seja nos discursos, combativos perante as classes dominantes.

O populismo apela à simpatia do povo para construir o seu poder, entendendo-se povo as classes sociais baixas e sem privilégios econômicos ou políticos. Costuma basear a sua estrutura na denúncia constante dos males que encarnam as classes privilegiadas. Os líderes populistas, por conseguinte, apresentam-se como redentores dos humildes.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS