PRAIA DO PERÓ RECEBE LIXEIRAS SUSTENTÁVEIS




Candidata ao certificado internacional Bandeira Azul, que qualifica as melhores praias do mundo, a Praia do Peró, em Cabo Frio, acaba de ganhar lixeiras sustentáveis feitas com pneus e toras de eucalipto. Vinte lixeiras já foram colocadas na praia (outras 80 serão colocadas nas demais praias da cidade), numa parceria da Secretaria de Turismo e da Coordenadoria do Meio Ambiente.

As lixeiras são furadas para não acumular água e contam com suporte de madeira de reflorestamento. Nelas há uma adaptação para guimbas de cigarros, que levam até cinco anos para se decompor no ambiente.

Com esta iniciativa diminuímos os focos de aedes aegypti. A reciclagem desafoga a incidência do lixo e cria uma opção de preservar as áreas de proteção ambiental --  disse o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta.

Os pneus usados na ação são resultados das coletas de lixo realizadas diariamente na cidade pela Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf). Todos os pneus são armazenados em um depósito da equipe de limpeza localizado na Ogiva.

A luta para manter limpa a Praia do Peró começou há dois anos através da ação de integrantes do movimento Amigos do Peró. Uma empresa de Petrópolis, dirigida por um dos membros do grupo, doou 60 lixeiras para os quiosques do Peró. Outros ainda foram levadas para outras praias. Os Amigos do Peró também levaram para os quiosques os porta guimbas e os puxa sacos (recipientes para sacos de lixo distribuídos aos banhistas).

Já o movimento Ondas do Peró deu início ao plantio de ipomeas (plantas fixadoras de areia da praia). O primeiro jardim já impede que a areia da praia chegue ao asfalto em frente ao futuro hotel Paradiso Peró. Na próxima semana, o movimento Bandeira Azul, com apoio dos Amigos do Peró, do Ondas do Peró e dos quiosqueiros, vai ampliar os jardins de ipomeas, cercando outras áreas das praias, entre os quiosques. Os ambientalistas estão pedindo apoio de empresários para construção de passarelas de madeira nos acessos à praia para evitar o pisoteio das ipomeas.


Fonte: Associação dos Amigos do Peró. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS