UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DESTACA-SE EM COMPETIÇÃO ESPORTIVA




Garra, determinação e persistência fazem parte do dia a dia de um grupo de alunos do curso de Educação Física da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, dentro e fora de sala. Entre eles, estão o campeão brasileiro de windsurfe Albert Carvalho, aluno do 7º período, e a campeã brasileira de SUP race Lena Ribeiro, do 6º período. Nutricionista e mestre em Nutrição Humana (UFRJ), Lena também é professora da universidade em cursos de graduação presencial e na modalidade de educação a distância.

Com sua última conquista, o primeiro lugar na IV Copa Brasil de Vela, na modalidade RS-X Masculino, realizada em Porto Alegre (RS), de 5 a 11 de março, Albert (Foto), passa a integrar a equipe brasileira de vela, que estará presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A competição é a principal do calendário nacional da vela, organizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela). “Esta conquista representa muito em relação a toda minha vida e aos meus sonhos, era um objetivo da careira da vela”, compartilha Albert, que pretende dar o máximo de si para crescer cada vez mais no esporte.

Albert iniciou no esporte aos 11 anos e há oito tornou-se profissional. Ao último título, somam-se quarto lugar no mundial da juventude, bicampeão sul-americano (2014 e 2015) e quinto no mundial universitário, realizado na China, em 2013. Para Albert, que também é instrutor de vela em Búzios, a faculdade de Educação Física tem contribuído não apenas no conhecimento técnico, mas corporal, auxiliando nos movimentos da atividade em prática. “Sempre me deparo com um acontecimento que já estudamos no curso”, ressalta.


Fôlego é o que não falta para Lena Ribeiro (Foto), que divide as 24 horas do seu dia entre os afazeres de mãe (tem dois garotos), professora e estudante universitária, sem contar os desafios de ser atleta profissional. Faça chuva ou tempo bom, com precisas remadas Lena rompe as águas geladas de Arraial do Cabo. “O maior desafio é ter tempo para fazer tudo. E fazer bem, pois tudo que faço gosto de dar o máximo de mim. Creio que o planejamento, a organização e a disciplina sejam primordiais para conciliar essas diversas tarefas”, enfatiza Lena.

E os resultados de tanto empenho chegam em forma de títulos. No último fim de semana, em Ilhabela (SP), Lena sagrou-se campeã da primeira etapa do Aloha Spirit Festival, na modalidade SUP race longa distância. Na ocasião, também recebeu os prêmios destaque e melhor resultado internacional do SUP feminino do Aloha Spirit Awards 2016.

Lena, que já foi atleta profissional de handebol, encantou-se pelo SUP e começou a competir profissionalmente em 2012. Campeã brasileira em 2015 e em diversos torneios estaduais e regionais, nos últimos dois anos Lena se propôs a romper mais um desafio: chegar ao fim da prova mais longa da categoria, a Molokai 2 Oahu Paddleboard World Championships, conhecida como M2O. São cerca de 52 quilômetros de remadas entre as duas ilhas havaianas que dão nome à prova. Chegou entre as cinco primeiras competidoras em 2015 e 2016, além de ter participado de outras provas durante o torneio.

Para o coordenador do curso, professor Alexandre Motta, a formação tem contribuído para a colocação não só de bons profissionais no mercado, mas também de atletas que vem se destacando. “Por meio das aulas, os atletas complementam a própria prática, colocando em evidência os preceitos de saúde que o curso tanto defende”, ressalta professor Alexandre.


******************

Att,

---



Andréa Luiza Collet Assistente de Comunicação Marketing, Relações Institucionais & Serviços ao Aluno.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS