UVA - FILME JANELA DA ALMA ABRE PROGRAMA DE CINE INCLUSIVO ABERTO À COMUNIDADE



Sessão de cinema, seguida de debate, acontece nesta sexta-feira, aberta à comunidade

O filme Janela da Alma (2001, de João Jardim e Walter Carvalho) abre a programação anual do projeto Cine Inclusivo, nesta sexta-feira, 24 de março. A sessão tem início às 15h, no auditório principal da Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, seguido de debate com o protagonismo de pessoas com deficiência. Nesta sessão, que é aberta à comunidade local, o tema deficiência visual estará em destaque, com o compartilhar de experiências de pessoas que possuem algum grau de deficiência. Haverá intérprete em Língua Brasileira de Sinais.

O projeto iniciou em 2016 e tem como objetivo promover a acessibilidade atitudinal na universidade, gerando uma diminuição (e se possível quebra) de preconceitos e discriminações em relação às pessoas com necessidades específicas. A mostra de filmes faz parte do projeto "Inclusão de Pessoas com Necessidades Específicas” do campus, que está implantando um núcleo de acessibilidade. “Essa discussão precisa ser levada para o nosso cotidiano. Somente com diálogo e informação poderemos chegar à acessibilidade”, enfatiza, a professora Adriana Souza, do curso de Psicologia.

A universidade tem investido em acessibilidade nos últimos anos, especialmente na estrutura física, com a instalação de rampas e piso tátil, por exemplo. A biblioteca possui diversos equipamentos que possibilitam a inclusão, desde os espaços adaptados aos cadeirantes, até equipamentos para pessoas com visão reduzida, cegos e surdos. Um exemplo é a impressora em Braile. A capacitação dos professores também faz parte da proposta. Oficinas de inclusão têm sido realizadas semestralmente.

Casos reais
O documentário dos diretores João Jardim e Walter Carvalho, Janela da Alma, lançado em 2001, apresenta o ponto de vista de 19 personagens reais, entre eles o escritor José Saramago, o músico Hermeto Paschoal e o cineasta Wim Wenders, sobre vários aspectos relativos à visão. Os personagens têm em comum algum grau de deficiência visual, que vão da miopia discreta à cegueira total.

****************

Att,

Andréa Luiza Collet
Assistente de Comunicação 
Marketing, Relações Institucionais & Serviços ao Aluno

Comentários

Beth Marge disse…
Posso dar um UEEEBAAA bem grande para esse magnífico projeto. Parabéns à universidade e sempre terá meu apoio com a INCLUSÃO definitiva das pessoas com deficiência em todos os setores da sociedade civil. De mim, meu obrigada! Todos sabem que sou cadeirante e há muito luto pelas acessibilidades, tanto a física como principalmente, a atitudinal por entender que só com atitudes positivas e conscientização poderemos, se não diminuir, quem sabe acabar com os preconceitos para com as pessoas com deficiência.

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS