AGENTES FEMININAS DA GUARDA MUNICIPAL DE CABO FRIO PARTICIPAM DE CURSO PARA DEFESA PESSOAL




Treinamento, que faz parte do Curso de Capacitação Continuada, é voltado para aprimoramento das técnicas de defesa. 


A Guarda Civil Municipal, órgão ligado a Coordenadoria de Ordem Pública e à Secretaria de Mobilidade Urbana, oferece desde o dia 12 de junho, curso de capacitação continuada para os agentes da corporação. Os treinamentos de defesa pessoal, que acontecem às segundas e terças-feiras, no prédio da instituição, têm a participação de 10 mulheres. Atualmente, Cabo Frio tem 250 guardas municipais em atividade, dos quais 24 são do gênero feminino. De acordo com o diretor de ensino e capacitação da corporação, Emmanoel Mattos, o curso não é obrigatório.

“É muito bom para estabilidade física porque nos proporciona um bem-estar enorme. Faz com que tenhamos bom desenvolvimento tanto para nosso trabalho quanto para nossa vida física. Além disso, nos capacita mais na defesa pessoal, que é importante no trabalho que exercemos, já que pode acontecer algum imprevisto”, contou a guarda Solange Barbosa.


A guarda Margarete Ribeiro também está participando dos treinamentos e percebeu melhorias no desempenho. “Estamos aprendendo muitas técnicas interessantes, que antes não sabíamos, maneiras de a gente se defender, se precisarmos. Praticar os treinos melhorou a nossa saúde, fazendo com que enfrentemos a nossa carga horária, que é pesada, com mais eficácia”, afirmou.

Segundo Mattos, as aulas são mistas para que as mulheres se acostumem na defesa contra os homens. Os treinamentos acontecem em três turnos, nos horários de 8h, 15h e 17h, para atender à logística do sistema de plantão dos guardas. Agentes da Guarda Marítima e Ambiental também podem participar da capacitação.

Desde abril todos os agentes participam de palestras sobre o Código de Trânsito Brasileiro e aplicações táticas da legislação. Os encontros têm por objetivo atualizar os agentes sobre as mudanças da lei, do direito administrativo, além de aprimorar a conduta do profissional com o cidadão.



****************



Texto e foto: Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS