TERMINA HOJE, QUARTA (28) O CADASTRAMENTO NACIONAL DOS ARTESÃOS

 foto: Jornalista Telma Flora


Ação acontece na Ferlagos até às 16h; facilitadores dos Cras obtêm o registro


Termina nesta quarta-feira, dia 28, o cadastramento gratuito para obtenção da Carteira Nacional do Artesão. A ação, uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a Secretaria Estadual de Turismo, acontece na Ferlagos, até as 16h. Os facilitadores das oficinas de artesanato dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), que fizeram um pré-cadastro na I Feira de Artes Manuais de Cabo Frio em maio, também obtiveram o registro.


Com o cadastramento no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, o artista tem o reconhecimento da atividade artesanal como geradora de emprego e renda, assim como promotora do registro vivo da história e cultura locais. A coordenadora das Oficinas dos Cras de Orientação para o Mundo do Trabalho, Lucia Oliveira, e os facilitadores participaram da palestra sobre a importância da área e da obtenção de registro.

“O artesanato foi reconhecido como profissão somente em 2015. A carteira é importante como registro profissional, pois permite participação nos eventos do estado e nacionais.  Além disso, é possível também obter desconto na aquisição de matéria-prima para elaboração dos trabalhos, possibilitando ainda microcrédito para melhorias no espaço de trabalho do artesão e também para compra de equipamentos”, afirmou a coordenadora.        

Segundo ela, alguns alunos que frequentam e que já participaram das oficinas do Cras também fizeram a prova para obter a carteira e “esse feedback demonstra a importância do trabalho realizado nas oficinas”.

A Carteira Nacional do Artesão, como instrumento de identificação e de qualificação, requer que cada artesão leve até três peças de cada técnica já produzida e uma inacabada para finalização no ato do cadastro, demonstrando habilidade manual para comprovação técnica. 




**************


Att,


Texto: Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS