VÍDEO - PEDAGOGA PÂMELA AZEVEDO CONVIDA PARA PALESTRAS SOBRE INCLUSÃO DOS NOSSOS ESPECIAIS FORA DOS AMBIENTES MÉDICOS E ESCOLARES

Pedagoga Pâmela Azevedo, (Foto reprodução para ilustração do texto).



Nesta quinta-feira, 29/06, às 18h, a pedagoga Pâmela Azevedo fará uma palestra sobre o tema “inclusão” no Espaço de Eventos do Cereall Gourmet, em Cabo Frio. A palestra é gratuita, mas pede-se a contribuição de 2 kg de alimentos não perecíveis que serão doados à APAE-Cabo Frio. 

Dados do IBGE revelam que 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. As escolas estão engatinhando rumo a este novo tempo de inclusão real e, graças a avanços legais e sociais, estas pessoas estão cada vez mais inseridas no mercado de trabalho. Segundo os dados da Relação Anual de Informações Sociais 2015, 403,2 mil pessoas com deficiência trabalham formalmente e são ‘público consumidor’; essas crianças também demandam necessidades para além da escola, são adolescentes, casais, jovens...

A questão primordial, aqui discutida, é que estas pessoas não convivem apenas dentro de escolas; por isso, não basta falar de inclusão apenas no meio médico e escolar. São pessoas que desejam ir a restaurantes, frequentar salões de beleza, comprar roupas, acessórios, sair e fazer um jantar romântico ou entre amigos. O que está em jogo não é quais empresas irão oferecer atendimento adequado, a questão é quando e quais sairão na frente nessa corrida que já começou. Para lembrar da inclusão fora dos muros da escola e entender a inclusão, além da teoria, é preciso ver a sua simplicidade em uma conduta inclusiva. Para isso, é preciso primeiro conhecer!

Pâmela Azevedo começou a atuar na área educacional da rede pública aos 16 anos, como voluntária, onde conheceu a realidade de alunos inclusos. Graduou-se em Pedagogia e fez vários cursos de extensão, como: Psicologia da Educação, Distúrbios de Aprendizagem, Educação Especial, Intérprete de Libras, Neuromarketing e outros. Atuou no 1° Simpósio Nacional de Autismo como membro da equipe organizadora e palestrante, integrou a equipe de diretoria da APAE no município de São Pedro da Aldeia. Atualmente, aos 24 anos, é mãe azul de um príncipe autista de três anos, professora, orientadora educacional da rede pública, e psicopedagoga clínica e institucional. Atende no Espaço Integrado Selfie, em São Pedro da Aldeia. 

O Cereall Gourmet fica à Rua José Bonifácio, 28, Centro. Tel: (22) 2629-6739.


Att:




Jornalista e comunicadora Iva Maria M. Carvalhaes







Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS