EVENTO VAI RELEMBRAR TRADICIONAIS SERESTAS PELAS RUAS DO BAIRRO PASSAGEM EM CABO FRIO



"Serestas de Inverno - Todo restaurante uma canção" será no próximo sábado


O Polo Gastronômico e Cultural da Passagem realiza, no próximo sábado (26), a partir das 19h, o primeiro evento do segundo semestre: “Serestas de Inverno – Todo restaurante uma canção!”. O formato é dedicado à música e à cultura, resgatando a história da Passagem através das rondas seresteiras pelas ruas do bairro. O evento tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, além do Sebrae e do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau.

"Este é mais um evento qualificado que recebe o apoio da Prefeitura para movimentar o Polo Gastronômico da Passagem. Sem dúvidas será um ótimo atrativo para turistas e moradores", afirma a secretária de Turismo, Fabiola Bleicker.

O resgate das composições seresteiras ficará por conta do Grupo Amadeus, que irá percorrer as ruas da Passagem relembrando as tradicionais serestas do século XVIII, com os instrumentos musicais usados na época: violão, cavaquinho, flauta e violino. Os músicos também vão entrar nos estabelecimentos entoando as antigas composições românticas de ilustres compositores do período.

Cada um dos 12 restaurantes do bairro que compõem o polo vai apresentar uma sugestão de prato da noite, que será batizado com o título de uma música de um compositor brasileiro de seresta. Para acompanhar o prato será servida uma taça de vinho ou cerveja artesanal como cortesia da casa. Os estabelecimentos terão uma “seresta tema” identificados por um cartão postal exclusivo do evento, que será distribuído aos clientes, e também terão uma placa na fachada, buscando trazer o passado musical à atualidade.

Segundo a produtora do evento, Aline Santana, os hóspedes dos seis hotéis integrantes do polo receberão mimos à parte nos restaurantes, proporcionando um agrado exclusivo. “A gente quer fazer a inter-relação entre os hotéis do polo e os restaurantes. A ideia é que todos os hóspedes fiquem na Passagem e consumam na mesma região em que estão hospedados. O mimos oferecidos pelos hotéis poderão ser uma sobremesa, um café, um welcome drink ou até mesmo uma lembrança de lojas parceiras, os agrados ainda estão sendo definidos pela direção dos hotéis”, explicou.  

A história da Seresta no Brasil

No Brasil, assim como o choro e o samba, a seresta tem sua origem musical na Modinha, primeiro gênero genuinamente brasileiro surgido no século XVIII. Em meados do século XIX as serenatas ganharam mais força no Brasil, e as modinhas voltaram a pertencer ao âmbito popular, dividindo seu espaço com o lundu e o recém-nascido choro. No final do século XIX, enquanto a serenata começava a se tornar seresta, um jovem boêmio, o baiano Xisto Bahia, ganhou destaque entre os seresteiros. Com sua voz abaritonada e uma personalidade cativante, Xisto viajou no eixo Rio-Bahia fazendo uma importante mediação entre as classes média e baixa da época, e, atualmente é considerado como o pioneiro das serestas.

A partir do final do século XIX e início do XX, a seresta se firmou no cenário popular Brasileiro, quando por volta de 1930 surgiram ícones no repertório seresteiro como Vicente Celestino, Francisco Alves, Orlando Silva, Silvio Caldas e Orestes Barbosa, famosos pela interpretação operística de suas vozes. O espírito boêmio e seu lirismo fizeram com que a seresta transcendesse às limitações de um único estilo musical, absorvendo em seu repertório modinhas, lundus, sambas canções, choros-canções, boleros, valsas e bossas novas.

Sobre o Polo Gastronômico e Cultural da Passagem

Criado em 25 de março de 2017 e lançado através do projeto cultural “Águas de Março”, o Polo Gastronômico e Cultural do bairro da Passagem é uma organização comunitária através de uma ação conjunta de empresários em parceria com representantes da Secretaria de Turismo, Sebrae, Sindicato de Hotéis e Restaurantes e do Convention & Visitors Bureau de Cabo Frio. Tem como objetivos fomentar a cultura do associativismo, promover a visibilidade e a competitividade das empresas e do destino, otimizar a qualidade de produtos e serviços e valorizar a produção local.

Sobre o bairro Passagem

O bairro Passagem é um marco histórico e emblemático de Cabo Frio, pois deu origem à cidade. O bairro possui diversos prédios antigos coloniais tombados pelo Patrimônio Histórico, como a Igreja de São Benedito. Construída para abrigar escravos no século XVIII, a pequena igreja está localizada em frente à praça de mesmo nome, rodeada por pequenas e charmosas casinhas que conservam o desenho colonial.


  


*******************



Att.


Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS