VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS TRANSMITIDAS PELA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO DE CABO FRIO NESTE SÁBADO (20)






MOBILIDADE URBANA REALIZA OPERAÇÃO CONTRA TRANSPORTE IRREGULAR EM TAMOIOS 



Oito veículos foram apreendidos na ação


A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabo Frio realizou uma operação de fiscalização em ônibus de turismo e para coibir o transporte irregular em Tamoios. A ação aconteceu nesta sexta-feira (19) e foi coordenada pelo setor de fiscalização da Secretaria com apoio da Polícia Militar.

A fiscalização teve como objetivo coibir a prática da “lotada”, uma forma de transporte irregular de passageiros, além de fiscalizar também os ônibus de turismo. E o saldo da operação foi positivo: oito veículos irregulares apreendidos.

Segundo os coordenadores de Fiscalização de Transportes responsáveis pela operação, Armando Palheiros e João Matos, as operações serão intensificadas durante o verão, principalmente no Carnaval.

ALUNOS DO CURSO DE TEATRO E TV DA BIBLIOTECA MUNICIPAL PARTICIPAM DE AULA INAUGURAL 


Os alunos da 3ª turma do Curso de Teatro e TV, promovido pela subsede da Biblioteca Pública Municipal Professor Walter Nogueira, em São Cristóvão, tiveram um gostinho do que será a atividade, que terá as aulas oficialmente iniciadas no dia 22 de fevereiro. Nesta quinta-feira (18) eles participaram de uma “aula inaugural”.

Os dez alunos aprovados no processo seletivo vão aprender, durante cinco meses, técnicas de expressão corporal, interpretação, voz e respiração. “Os alunos chegaram para primeira aula entusiasmados e sedentos por conhecimento. Foi o momento de se conhecerem e sentirem a atmosfera de como será o curso”, comentou o diretor da Biblioteca, Anderson Macleyves, informando ainda que os alunos vão contar com recursos de áudio e vídeo para auxiliar no aprendizado.  

As aulas são gratuitas e começam efetivamente após o Carnaval, sempre às quintas-feiras, das 18h às 21h, na subsede da Biblioteca, em São Cristóvão. Ao todo, 21 alunos compõem a lista de espera e aguardam possíveis desistências até o mês de abril.  

A subsede da Biblioteca fica na Avenida América Central, nº 200, sala 01, em São Cristóvão. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Para outras informações o contato pode ser feito através do telefone (22) 99951-7331 ou pelo e-mail bibliotecamunicipalwn@gmail.com


CARNAVAL DE CABO FRIO TERÁ BLOCOS, TRIOS E ESCOLAS DE SAMBA 


Atrações acontecem de sábado (10) à terça (13) na Praia do Forte.

Além dos blocos de rua que vão comandar a festa de Momo entre os dias 2 e 18 de fevereiro, Cabo Frio também terá trios elétricos e escolas de samba animando os foliões. Segundo o Superintendente de Cultura da cidade, Carlos Ernesto Lopes, a programação acontecerá entre os dias 10 e 13 de fevereiro, em três pontos da Praia do Forte.

No trecho entre o Hotel Mandai e o antigo escritório do Cabofolia, a festa acontece de sábado à terça de carnaval, sempre do meio-dia às 18h. Segundo Carlos Ernesto, serão quatro blocos, sendo um por dia, desfilando neste trajeto com apoio de trio-elétrico: no sábado (10) tem o Família É Mole Mas é Meu, no domingo (11) o Acadêmicos de Cabo Frio, na segunda (12) o Carnagay e na terça (13) o Bloco da Latinha. Ainda no dia 11, o Bloco Boi da Barra também ganhará as ruas da Praia do Forte com apoio de trio-elétrico, mas no trecho entre o Canto do Forte e a Duna Preta, e somente até às 18h.

“Fora esses dois pontos, o único local na orla da Praia da Forte que terá atrações todos os dias de carnaval é a Estação do Carnaval, uma tenda que já está montada na Praça da Cidadania. No local teremos bailinhos infantis das 18h às 22h, e baile adulto das 22h à meia-noite, com participação de DJs e vários blocos”, explicou Carlos Ernesto.

As Escolas de Samba também estarão presentes na folia 2018, mas somente no dia 13, feriado de carnaval. “Vamos aproveitar a data do feriado de carnaval para fazer um brinde a essa grande manifestação cultural, e a festa será com direito à cavaquinho, intérpretes, baterias das escolas de samba da cidade e muitas surpresas”, garantiu Felício Batista, presidente da União das Escolas de Samba de Cabo Frio (Unescaf). A apresentação será a partir das 18 horas na Tenda da Cultura, na Praça da Cidadania, em frente ao Teatro Municipal, abrindo o bailinho infantil, e segue até meia-noite com o baile adulto.

A programação do carnaval de Cabo Frio está disponível no site www.cabofrio.rj.gov.br


2º DISTRITO DE TAMAIOS TERÁ CIRCUITO DOS BLOCOS 

Programação foi definida durante reunião na manhã de ontem sexta (19).

O Carnaval 2018 de Tamoios está definido. A animação será garantida com o Circuito dos Blocos. A programação e o modelo de execução da festa foram definidos numa reunião no Centro Administrativo do segundo distrito na manhã de ontem, sexta-feira (19).

O modelo desse ano terá uma novidade, o Circuito dos Blocos de Tamoios, que vai funcionar da seguinte forma: os três blocos que se cadastraram previamente para participar da folia vão desfilar, cada um em um dia, dentro do circuito de 1 km que será organizado na orla, entre os quiosques 9 e 14, em Aquárius.

Durante os dias de desfile, a orla e as ruas de acesso à praia serão fechadas para o trânsito de veículos: apenas moradores devidamente identificados terão acesso. Os blocos irão desfilar dentro do horário estipulado do circuito, das 14h às 20h, com a concentração sendo realizada na altura do quiosque 9.

O secretário de Cultura, Ricardo Machado, também anunciou que o reforço na área da saúde está garantido. Segundo ele, uma base do Corpo de Bombeiros será montada em Tamoios, e contará com duas ambulâncias que ficarão no distrito durante todo o Carnaval. Para ele, a definição da programação foi muito positiva. “A reunião foi muito produtiva. Toda a equipe está muito empenhada em realizar um belo trabalho. Tenho certeza que o Carnaval em Tamoios será um sucesso”, avaliou o secretário.

Confira o cronograma de desfile dos blocos em Tamoios:

Sábado (10), das 14h às 20h: Arrastão de Unamar

Domingo (11), das 14h às 20h: Arrastão de Unamar

Segunda (12), das 14h às 20h: Mico Leão da Cara Preta

Terça (13), das 14h às 20h: Clube da Terceira Idade de Tamoios


CALENDÁRIO DE EVENTOS DE CABO FRIO SERÁ LANÇADO APÓS O CARNAVAL 

Trabalho está sendo desenvolvido em sintonia com os demais municípios da região

A Secretária de Turismo de Cabo Frio, Fabíola Bleicker, e o Coordenador de Eventos, Saulo Mira, reuniram-se com parte da equipe de trabalho para ajustarem detalhes e definirem datas dos principais eventos que farão parte do calendário de eventos de Cabo Frio que será lançado após o Carnaval. 

A proposta é divulgar o material para todo o trade, incluindo agências de viagens e operadoras de turismo, para que possam vender Cabo Frio como destino turístico nas Feiras do setor, além de dar visibilidade através das redes sociais.

Para viabilizar a realização de alguns eventos, a parceria público privada será mantida. “Planejamento e ação são essenciais no setor turístico, onde as pessoas se programam com antecedência escolhendo seus destinos para férias ou feriados prolongados. E em Cabo Frio encontrarão opções para dias de descanso ou curtição”, explicou Fabíola Bleicker.

A secretária também ressalta que a equipe está afinada, trabalhando em contato com os demais setores do governo e com as Secretarias de Turismo dos municípios vizinhos para evitar conflitos de datas, e oferecer aos turistas e visitantes opções de eventos históricos, culturais esportivos e musicais, sempre que possível, com uma proposta de sustentabilidade.


FERNANDO GABEIRA GRAVA DOCUMENTÁRIO SOBRE AVES MIGRATÓRIAS EM CABO FRIO 

Flamingo Chileno deu as boas vindas ao jornalista e equipe da
Globonews

O jornalista, escritor e documentarista Fernando Gabeira, está em Cabo Frio para produzir um documentário sobre as aves migratórias que procuram áreas da Laguna de Araruama e da Boca da Barra para descansar, se alimentar e até nidificar, durante a viagem do hemisfério Norte ao extremo Sul do planeta. O programa vai ar na Globonews.

Acompanhado por uma equipe da Coordenadoria do Meio Ambiente, comandada pelo próprio coordenador, Eduardo Pimenta, e pelo ambientalista Antonio Angelo, precursores da atividade de “birdwatching” – observação de pássaros, em tradução livre –, Gabeira arriscou uma primeira investida no local aonde foram avistados os raros Flamingos Chilenos.  

A recepção ficou à cargo dos “Pernilongos-de-Costas-Brancas” ou “Maçaricos”, aves de pernas longas e bico longo, que vêm em bandos desde as costas da Califórnia e do Golfo do México e escolhem Cabo Frio como parada de descanso e alimentação. Ao serem surpreendidos na Laguna de Araruama pela equipe de observadores, as aves proporcionaram imagens perfeitas e revoadas acrobáticas.

 Mas, o objetivo da expedição era mais audacioso, e com ajuda dos salineiros, chegou a informação da presença dos Flamingos Chilenos em uma localidade próxima. Foram quase 30 minutos de caminhada sob o sol escaldante – sensação térmica de 41 graus no horário, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) - para, enfim, avistar a família de Flamingos, com suas inconfundíveis plumagens que vão do vermelho intenso ao salmão suave.

 A primeira aproximação não foi fácil. Ariscos, os Flamingos logo mudaram de local.  Mas, os birdwatchers não descansam fácil, e uma caminhada dentro das salinas e pelos estreitos canais conseguiu fazer um “cerco fotográfico” às aves, que permitiu imagens e tomadas necessárias para a composição do documentário.

Ao fim da expedição, Fernando Gabeira, satisfeito com as imagens que conseguiu, foi gentil. “Vamos deixar que eles descansem, agora, como nós também precisamos fazer”, afirmou.

Att.

Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio.

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS