VÍDEO - VAMOS ACOMPANHAR O DIRETOR DO FORTE SÃO MATEUS, EVANGELOS PAGALIDIS PELO INTERIOR DO ESPAÇO?






O Blog "O Eterno Aprendiz" acompanhou nesta quinta-feira, 18 de Dezembro de 2018. O fotógrafo, curador e diretor do Forte São Mateus, Evangelos Pagalidis durante o início dos seus afazeres matinal. Podendo testificar o esforço e a garra de um amante da arte e da cultura em implementar e administrar ações para a proteção e a valorização de um acervo que registra quatro séculos de história.


O Forte São Mateus, localizado no canto da Praia do Forte, mantém a tradição de ser um dos principais cartões postais de Cabo Frio. O local recebeu no último ano milhares de visitantes, registrando em livro de presença na presente data, mais de 85 mil visitações. 

Durante a visita, os frequentadores podem ver as instalações, canhões, bem como a vista paradisíaca da praia. Além do acervo de fotos, miniaturas de réplicas de embarcações que contam um pouco da história da nossa cidade, da pesca e do Forte que protegia o litoral brasileiro no século XVII.


A exposição permanente conta com registros do renomado fotógrafo Wolney Teixeira. As fotos retratam o Forte nas décadas de 1940 e 1950, e mostram como era o local antes das restauração de 1957, realizada pelo professor Adail Bento Costa, conservando assim, seu aspecto original.

De acordo com Evangelos Pagalidis o Forte é o maior ícone histórico do município de Cabo Frio e o mais visitado também. Diante da importância do monumento, o Forte mesmo já tendo passado por quatro melhorias como ações de pintura e conservação ainda carece de alguns detalhes como recuperação dos pilares, e novas correntes no acesso ao Forte serão recolocadas em breve, pendências que já foram informadas à administração governamental e as implementações estão em trâmites com os órgãos competentes.  Além da visitação de turistas e amantes da história, o Forte São Mateus recebe visitas agendadas de escolas e grupos. 

Para agendar uma visita, basta entrar em contato com a direção do Forte pelo e-mail: seculturacabofrio.fortesm@gmail.com; através do perfil do Forte no Facebook; Espaço Cultural Forte São Mateus; ou através do telefone: (22) 99223-5647. O Forte São Mateus está aberto diariamente para visitação das 9h às 17h. O endereço é Rua Almirante Barroso, s/nº, canto da Praia do Forte.

No vídeo abaixo vamos acompanhar o diretor do Forte São Matheus, Evangelos Pagalidis e aprender um pouco mais sobre o acervo do espaço.  

- Vamos ao vídeo?









Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS