GRUPO DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO DO MINISTÉRIO PÚBLICO COMBATE QUADRILHA COM MAIS DE 100 INTEGRANTES NO SUL FLUMINENSE

"Foto divulgação para ilustração do texto."


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro deflagrou hoje (22) operação para cumprir 92 mandados de busca e apreensão e de prisão contra uma quadrilha que conta com mais de 100 integrantes no sul fluminense.

O grupo, acusado de tráfico de drogas e crimes conexos, também aliciou menores de idade para participar dos delitos. A operação prevê a responsabilização de dez adolescentes na Vara da Infância e Juventude.

Para dar conta do número de criminosos, sete denúncias foram apresentadas à 2ª Vara Criminal de Resende, sendo uma delas perante a Auditoria Militar. Ao todo, 22 equipes da coordenadoria de Segurança e Inteligência do MP-RJ foram à região.

Segundo o MP-RJ, a organização criminosa agia como uma empresa formal, com ramificações em outras cidades da região e em municípios do estado de São Paulo. A quadrilha tinha ligações com facções criminosas do Rio de Janeiro e com o Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, e estabeleceu uma célula formal desses grupos no sul do estado do Rio de Janeiro.

Com os mandados de busca e apreensão, o Ministério Público espera obter provas de outros crimes e apreender bens obtidos com a prática criminosa.

Entre os denunciados estão dois policiais militares lotados no 37º Batalhão: Jorge Leonardo Batista Correa e Dorvagnes Fernando de Andrade Silva do Nascimento. Eles são acusados de extorsão, descoberta por meio de intercepções telefônicas. Os PMs chegaram a exigir R$ 30 mil para não apreender um veículo clonado e prender dois criminosos.

As investigações também apontaram que um dos denunciados usava uma creche, onde era vigia, para armazenar munições calibre .50 e materiais para a preparação de entorpecentes. O Centro-Sul Fluminense é uma das regiões político-administrativas do Estado do Rio de Janeiro e corresponde àquela área do Vale do Paraíba fronteiriça ao estado de Minas Gerais, subdividida nas microrregiões da Vassouras e de Três Rios ambas cortadas de Oeste para Leste pelo rio Paraíba do Sul.

Ainda dentro do conceito político, administrativo e cultural fluminense esta região insere-se na mesorregião Sul Fluminense, do qual ainda fazem parte as microrregiões do Vale do Paraíba Fluminense, de Barra do Piraí e da Baía da Ilha Grande.

São componentes dessa região os seguintes municípios: Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras. Suas principais cidades são Três Rios e Vassouras, e a cidade com maior PIB é Três Rios.

Fonte: Agência Brasil. 

Comentários

VEJA AS DEZ POSTAGENS MAIS VISITADAS NOS ÚLTIMOS 7 (SETE), DIAS